A História do Comércio no Brasil

O comércio é a atividade econômica mais antiga do Brasil. São mais de 500 anos de história desde que Pero Vaz de Caminha descreveu a primeira permuta entre portugueses e índios tupinambás.

Os primeiros sindicatos patronais começaram a se organizar no início do século XX, reunindo representantes da agricultura. Uma das primeiras entidades do gênero foi o Sindicato Agrícola de Iguape, na Bahia, fundado em 1902.

Descobrimento do Brasil, Alfredo Roque Gameiro (Biblioteca Nacional de Portugal)

Símbolos do Comércio

O mascate Gasko no jardim da luz acervo AHJB
Troféu Mascate em Comemoração ao Dia do Comerciante.
Escultura em bronze de autoria do artista fluminense
Honório Peçanha (1907-1992).

O Mascate

A ação desbravadora dos mascates levou o comércio às regiões mais remotas do Brasil desde os primórdios do período colonial. Joaquim José da Silva Xavier exerceu a atividade antes de se tornar herói nacional pela causa da Independência.

Em homenagem a esse símbolo do comércio, a CNC concede anualmente o Troféu "O Mascate", em reconhecimento a personalidades do setor.

O Mercúrio

Na mitologia romana, Mercúrio é o deus do comércio e das vendas, além de protetor dos viajantes, como os mascates. Sua imagem está ligada à marca CNC desde a fundação da entidade.

A Ordem Nacional do Mérito Comercial é uma honraria concedida desde 1975 a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado por efetiva contribuição ao progresso e ao bem-estar social.
A Ordem conta com 6 classes de insígnias: Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Tradição e Modernidade: desde sua fundação, a marca da CNC simboliza o perfil do deus Mercúrio e seu capacete alado. As asas representam a velocidade, atualmente associada ao dinamismo da era digital e do comércio eletrônico.