Galeria dos Presidentes

1946-1952

João Daudt D'Oliveira

Gaúcho, nascido em 1886, foi industrial, político e comerciante. Estabelecido no Rio, então capital federal, fundou o Partido Economista, voltado à representação das classes produtoras. Presidiu a
Associação Comercial do Rio de Janeiro e depois a Federação das Associações Comerciais do Brasil.
Em 1944, chefiou a delegação brasileira na Conferência Internacional de Negócios em Rye,
nos Estados Unidos. Principal liderança a articular a realização da I Conclap com representantes da indústria e agricultura. Foi o primeiro presidente da CNC, fundando o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e o Serviço Social do Comércio, em 1946.

1952-1954

Brasílio Machado Neto

Paulista, nascido em 1900. Advogado, empresário e político. Esteve à frente do processo de estruturação da CNC em São Paulo, onde também iniciou rápida implantação dos serviços do SESC e SENAC a partir de 1947. Na década de 50, comandou a CNC por dois mandatos. Criou o Conselho Técnico para conduzir estudos de assuntos econômicos, sociais e políticos de relevância ao comércio. Ampliou a estrutura de atendimento aos comerciários pelo país, consolidando os preceitos da Carta da Paz Social. Publicou livro com artigos sobre economia. A atual sede no Rio e a aquisição do terreno para a segunda sede, em Brasília, foram conquistas de sua administração

1954-1956

João de Souza Vasconcellos

Paraibano, nasceu em 1898. Foi contador, comerciante e político, além de fundador da Associação Comercial de Campina Grande, onde nasceu. Em 1934, exerceu mandato de deputado estadual constituinte. Estabelecido no Rio de Janeiro no final da década de 1940, foi titular da secretaria da CNC a partir de 1952. Na presidência, criou o Conselho de Turismo no âmbito da CNC. Foi signatário pelo Brasil de acordo de assistência técnica em apoio à atividade turística, firmado com o governo norte-americano. Também representou o país na Organização Internacional do Trabalho e na Câmara de Comércio dos Países Latino-Americanos.

1956-1958

Brasílio Machado Neto

2º mandato

1959-1964

Charles Edgar Moritz

Natural de Florianópolis, onde nasceu em 1912, foi contador e empresário. Participou da criação das entidades sindicais do comércio atacadista, das indústrias e ainda da federação das associações comerciais catarinenses. Em 1948, tornou-se o primeiro presidente da Federação do Comércio do estado, vindo, na sequência, a integrar os quadros da CNC até chegar à vice-presidência, em 1958. Com a renúncia de Brasílio Machado no ano seguinte, assumiu o comando da instituição. Durante seu exercício, a convite do presidente Juscelino Kubitschek, presidiu a Legião Brasileira de Assistência (LBA), saneando as finanças do órgão.

1964-1980

Jessé Pinto Freire

Nascido em 1918 no Rio Grande do Norte, foi comerciante e político. Antes, presidiu o Sindicato do Comércio Varejista do estado, com um desempenho que o alçou ao comando da associação comercial potiguar. Foi também secretário de Finanças estadual, na gestão de Sílvio Pedrosa. Neste período, participou de eventos da Câmara de Comércio Internacional. Na presidência da CNC, atuou pelo fortalecimento do comércio exterior e defendeu a criação do Instituto Brasileiro de Turismo. Organizou a terceira e quarta edições da CONCLAP, ocasiões em que foram lançadas, respectivamente, a “Carta da Guanabara” e a “Carta do Rio de Janeiro”.

1980-2018

Antonio Oliveira Santos Santos

Capixaba, nascido em 1926, formou-se engenheiro pela antiga Universidade do Brasil (UFRJ). Atuou na Companhia Siderúrgica Nacional em 1949 e, três anos depois, foi diretor industrial da Companhia Ferro e Aço de Vitória. As atividades no comércio varejista tiveram início em 1956. Entre 1968 e 1972, exerceu a presidência da Federação do Comércio do Espírito Santo e a vice-presidência da CNC. Ao suceder Pinto Freire, representou o comércio brasileiro em missões à França, Portugal, Bolívia, Colômbia, Alemanha e no Oriente Médio. Sua gestão reorganizou o sistema confederativo, inaugurou a sede da CNC em Brasília, além de implantar a unidade Pantanal e o programa Mesa Brasil, ambos pelo SESC. Atualmente, exerce a função de Presidente de Honra da CNC, em reconhecimento ao trabalho e dedicação a entidade.

2018-Atual

José Roberto Tadros

Nascido em Manaus em 1945, José Roberto Tadros é advogado e atua há mais de 40 anos na empresa fundada por sua família em 1874. Desde então, vem conciliando as atividades empresariais com as de líder sindical e Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional. Autor de livros sobre temas do estado de origem, é também presidente da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas, além de representante da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico estadual do Amazonas. Na sua gestão à frente da CNC, ampliou a agenda positiva em defesa dos empresários e manutenção do SESC e SENAC além de iniciar um processo de transformação digital em todo o Sistema Comércio.