Seja bem-vindo, conheça a história sobre

Bem-vindo ao site do Memorial do Comércio, um espaço dedicado à história da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Bem-vindo ao site do Memorial do Comércio, um espaço dedicado à história da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

A força que move o Brasil

O setor representado pela CNC é o principal motor da economia brasileira. Responde por mais de 70% do valor adicionado do PIB nacional , gerando emprego, renda e constante desenvolvimento socioeconômico.

Milhões de empresas do comércio brasileiro , dos mais variados portes, trabalham para o crescimento do país. São empreendedores que respondem pelos mercados atacadista, varejista, de serviços, de turismo e hospitalidade.
Por meio do comércio, serviços e turismo, milhões de pessoas têm acesso a itens essenciais como alimentos, remédios, vestuário, serviços, entre outros.
A CNC atua no fortalecimento e defesa do setor da economia que mais pessoas beneficia e mais vidas transforma.

O Sistema Comércio

A CNC é do tamanho do Brasil. Sua ampla representatividade vem da união de 7 federações nacionais, 27 federações estaduais e 1.036 sindicatos.
São entidades que espelham a força, a diversidade e o dinamismo do comércio nacional.
Diferentes sotaques e características regionais reunidos por um mesmo propósito: a evolução permanente da atividade que mais gera riquezas para o Brasil.
Por todo o Brasil tem comércio, serviços e turismo. Em todo o país, tem CNC, Federações, Sindicatos, Sesc e Senac.

A História do
Comércio no Brasil

O comércio é a atividade econômica mais antiga do Brasil. São mais de 500 anos de história desde que Pero Vaz de Caminha descreveu a primeira permuta entre portugueses e índios tupinambás.
Os primeiros sindicatos patronais começaram a se organizar no início do século XX, reunindo representantes da agricultura. Uma das primeiras entidades do gênero foi o Sindicato Agrícola de Iguape, na Bahia, fundado em 1902.

Galeria dos presidentes

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo faz parte da história contemporânea do Brasil. Desde sua fundação, em 1945, firmou-se como uma das mais representativas entidades do empresariado brasileiro.
Confira a galeria dos presidentes da CNC e suas trajetórias em defesa do comércio de bens, serviços e turismo.

Mini Documentário