O Sistema Comércio

Uma união histórica

“Deixem o Brasil viver em liberdade
e ele próprio construirá sua riqueza.”

João Daudt D’Oliveira, primeiro presidente da CNC,
por ocasião da I CONCLAP (1945)

Escute o áudio completo

BR_RJANRIO_EH_0_FOT_PRP_02080_d0003de0003
(foto abaixo- Arquivo Nacional)

Mapa interativo

Confira o mapa com a relação de todas as Federações nacionais, estaduais e todos os Sindicatos do Brasil.

I CONCLAP

A I Conferência Nacional das Classes Produtoras (I CONCLAP), ocorrida em 1945, foi um marco na organização política da atividade empresarial. Com ela, foram lançadas as bases de criação da CNC.

Articulada por João Daudt D’Oliveira com lideranças nacionais e regionais, a conferência reuniu em Teresópolis (RJ) 680 entidades ligadas ao comércio, à indústria e à agricultura para debaterem propostas para o fortalecimento da economia brasileira no pós-guerra.

Com a CONCLAP, o empresariado se mobilizava pela primeira vez para atuar diretamente nos rumos do país, com propostas concretas que cooperassem com o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Uma demonstração de ação política que gerou grandes resultados pelas décadas seguintes.

Galeria dos presidentes

Conheça todos os presidentes da CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo faz parte da história contemporânea do Brasil. Desde sua fundação, em 1945, firmou-se como uma das mais representativas entidades do empresariado brasileiro.

A CNC é porta-voz dos interesses das empresas tendo atuação contundente em defesa da livre iniciativa e do desenvolvimento socioeconômico.
Coloca-se sempre à frente de grandes campanhas e mobilizações nacionais, com destacada participação em congressos e organismos internacionais.

No decorrer de sua trajetória, acompanha a evolução da sociedade, incorporando novas atribuições à missão de fortalecer o papel do setor num mundo cada vez mais complexo e segmentado.

III CONCLAP - Dr. Jessé Pinto Freire, 1972
Museu de Arte Moderna, 20 a 25 de março de 1972, RJ.

Sistema CNC - Sesc - Senac um brasil que cuida, educa, capacita, empreende

7 gerações de brasileiros e uma das maiores redes de desenvolvimento social do mundo.

O sistema CNC-SESC-SENAC é um marco na história da cidadania no Brasil. São milhões de brasileiros atendidos desde 1946 pelos serviços social e de aprendizagem mantidos pelo comércio.

Ambos foram previstos ainda na I Conferência Nacional das Classes Produtoras (CONCLAP), em 1945, e ratificados pela “Carta da Paz Social” no ano seguinte, quando a CNC criou e organizou as duas instituições.

Desde então, o compromisso histórico dos dois serviços permanece o mesmo: promover educação, capacitação profissional, saúde, cultura, assistência e lazer aos brasileiros, sempre agregando novos valores, como o da sustentabilidade.

Conheça nossa história!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) foi a primeira instituição criada pela Confederação Nacional do Comércio como resultado do manifesto em favor da justiça social. Sua fundação ocorreu em 10 de janeiro de 1946 com o lançamento, o lançamento da “Carta da Paz Social” à nação. No mesmo ano, o Serviço foi organizado nos estados, ganhando dimensão nacional de forma autônoma e descentralizada.

O Serviço Social do Comércio (SESC) foi criado em 13 de setembro de 1946. A instituição iniciou sua trajetória com um estudo das características demográficas, sociais e econômicas dos trabalhadores do comércio, embasando suas primeiras atribuições: a implantação urgente de uma rede de assistência médico-sanitária, odontológica, hospitalar e de internação. Com isso, foram criados os Centros de Atendimento Social, a partir de 1946.

Linha do tempo Sesc e Senac

40-50

Primeiros passos: cursos básicos e assistência social e médica

50-60

Centros de formação profissional: ensino prático e a distância

60-70

Universalização do ensino e atuação social

70-80

Unidades móveis de formação e mais investimentos em lazer

80-90

Presença forte no interior e unidades especializadas

90-2000

EAD, cidadania e proteção do meio ambiente

90-2000

Ações sociais, acessibilidade e sustentabilidade